segunda-feira, 7 de abril de 2008

O NOSSO DESAFIO










Agora que foi divulgado o "tal" vídeo no YouTube do liceu Carolina Michaélis, os media acordaram para uma realidade que podemos encontrar em várias escolas no nosso país, estando elas inseridas nos mais diversos contextos sociais.

Muito se têm argumentado, foram atribuídos diversos bodes expiatórios, fala-se da falta de educação das nossas crianças, culpa dos pais, dos professores, enfim! Assumem-se falhas, procuram-se caminhos?

O certo é que somos todos educadores. A chamada Sociedade Civil.
Há quem refira que é importante que depois de 30 anos de democracia, seja urgente entender que o ensino público É OBRIGATÓRIO a todas as crianças, sejam elas filhas de pais e excelentes pedagogos, ou não. A isso obriga a
Convenção dos Direitos da Criança, documento signatado pelo Estado português e que todos temos o dever de fazer cumprir.

Um dia tive a feliz "coincidência" de ver um "
Ophra Show" dedicado aos desafios que a escola americana enfrenta, nomeadamente as preocupações relacionadas com o uso e abuso de armas no recinto escolar, a problemática do bullying etc. Foi aí que tive a a felicidade de conhecer o "Challenge Day". Quando vi, fez logo eco no meu ser. Que bom é saber que estas actividades são o dia a dia de muitos grupos de jovens em todo mundo. O "Challenge Day" porpociona aos jovens e sua comunidade, actividades e programas que demonstram a possibilidade do Amor e da partilha através da celebração da diversidade, verdade e da expressão profunda dos nossos sentimentos. Não percam a oportunidade de conhecer este desafio na sua página Web.

Sermos amados, sermos ouvidos, sermos perdoados e perdoar. Sentir que não estamos sós, que há outros iguais com os mesmos medos e o mesmos desejos. É o que nos dá a liberdade, nos faz sentir que somos importantes, faz-nos sentir que somos os heróis da nossa vida!

Este é o desafio que deixo a todos nós! Este é o caminho que trilho para contribuir de forma positiva para um desenvolvimento sustentado das crianças, das famílias e das escolas que as acarinham e acompanham, do nosso país e por último para que o nosso planeta seja um sítio lindo e maravilhoso. Imagine all the people...

P.S- já agora, quando das minhas deambulações pela net para encontrar material e espaço necessário na nossa comunidade para implementar um projecto educacional semelhante ao Challenge Day, encontrei o trabalho a meu vêr magnífico e surprendente da professora Helena Àgueda Marujo, a qual aproveito aqui para felicitar e também divulgar. OBRIGADA

Sem comentários: