segunda-feira, 16 de abril de 2007

TUI-NA ao SOM de TAÇAS TIBETANAS

O termo “tuina” significa “empurrar e agarrar”. O Tuiná, método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina da humanidade
Na China, o Tuiná remonta ao reinado do Imperador
Huangdi, durante o qual era chamado de Anwu.
Depois de ter passado por várias dinastias o tuina sobreviveu até ao dias de hoje.
O tuina Visa restabelecer desequilíbrios energéticos e não apenas um relaxamento muscular (ou seja, visa curar, ou contribuir para curar, doenças).
É aplicada nos pontos e ao longo dos meridianos de acupunctura, embora o terapeuta possa também julgar conveniente massajar toda uma zona do corpo.
Incide sobretudo na circulação do chi (energia) e no Sangue – nutrindo e protegendo, dispersando, tonificando e harmonizando. O processo pelo qual a tuina reforça o qi incide nas suas funções de formação e de circulação, e deste modo de controlo do Sangue.
Actualmente, floresce na China, e toma parte activa em vários campos da medicina, como o serviço médico, reabilitação e preservação da saúde. É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais e será aceito, sem dúvida, dia após dia, pelas pessoas de todo o mundo e contribuirá grandemente para a saúde e prolongamento da vida de todos.
A este método milenar juntamos um outro, com um poder incrível, as taças tibetanas.
As Taças de som Tibetanas, têm origem na cultura xamanista Bom Po (pré budista).As taças são prodzidas manualmente com uma liga de diversos metais. Conseguem fazer vibrar 5 tons em simultâneo, mantendo a sonoridade durante vários minutos.
Dizem as lendas que são usadas pelos lamas nas suas meditações.Os sons cósmicos, emitidos pelas taças, têm o dom de despertar ou consciencializar a nossa interioridade, de purificar o ambiente, proporcionando harmonia e bem estar.
O Feng Shui, a Massagem, o Yoga são algumas das práticas holísticas que têm vindo a adaptar as Taças Tibetanas aos seus processos curativos, espirituais e de desenvolvimento.